Kurt Masur



Trailer:





Sobre:

O filme Kurt Masur - Uma Aventura Musical (Kurt Masur - Adventures In Listening) é uma viagem documental que revela os eventos emocionais significantes que talharam a vida do grande maestro. Materiais de arquivo de seu passado são intercalados com cenas atuais onde o maestro divide sua persona musical com estudantes de música em todo o mundo. A música não está só intimamente ligada à sua vida; ela torna-se o elo pelo qual ele atrai seus alunos. Suas master classes marcam e mudam para sempre a vida dos jovens músicos. Este documentário aproxima os espectadores desta experiência única.

O filme acompanha e entrelaça as Master Classes com alguns dos momentos mais marcantes de sua vida. Selecionamos dois momentos bem significativos: na Polônia – uma filmagem importante aconteceu em Braslau (Wroclaw, Polônia) situada próxima a Brieg, sua cidade natal. Foi onde passou seus primeiros 17 anos de vida e teve sua iniciação musical, e é onde, a cada esquina, reencontra suas mais significantes memórias e emoções. Lá, enquanto ensina Mendelssohn a novos regentes, Kurt lembra-se de suas primeiras tentativas de interpretá-lo ao piano, bem baixinho, pois era algo proibido nos tempos nazistas. Ao apresentar-se nesta cidade, sente-se em casa e recorda a primeira vez que ouviu um concerto, aos 16 anos de idade. Sua paixão e a abordagem musical transcende o jovem grupo de músicos estrangeiros. Através da música, as barreiras das diferentes culturas se desvanecem e o tempo parece parar. Juntam-se, nesses encontros íntimos, a rica experiência de Masur na música e na vida. Ele divide com os estudantes sua experiência de vida, que assim abastece suas interpretações musicais e mantém a energia para inspirar suas orquestras e emocionar a platéia.

No Brasil – um dos primeiros locais no mundo ocidental em que regeu, o Brasil tem lugar cativo na vida do maestro. Após perder sua segunda mulher em um acidente de carro na Europa, no qual ficou gravemente ferido, viveu momentos dignos das melhores histórias de amor. Foi no Rio de Janeiro, que conheceu a violinista Tomoko, com quem se casou tanto na vida como na música. Aqui também vive seu grande amigo, Roberto Minczuk, hoje diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, que um dia foi o único aluno estrangeiro dentre duzentos alemães.


Convite:



Notícias:

08.08.2010 - Convite
27.07.2010 - Tradição Viva